EMPREENDEDORISMO
> 2014
TAC
>CEPGRS > T > 132, 142 ( MODULO I)
Professora
> NECA MACHADO
(PROJETOS EM SAUDE)
Dia
do Empreendedor > Comemorado em 1º de julho
1.
CONCEITO
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento
de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico,
científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa
realizar, fazer ou executar.
O
empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência
para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
2 CARACTERISTICAS
DO EMPREENDEDOR
CRIATIVIDADE
O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade? Alguns
pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários. Associam
criatividade com as artes, com a ciência e grandes invenções. Pensam em Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein,
Picasso, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs. Estas pessoas certamente
realizaram coisas notáveis, com impactos profundos e duradouros sobre nossas
vidas. Mas há outras valiosas expressões de criatividade que se incorporaram ao
nosso cotidiano, mas que não são lembradas quando se fala em criatividade.
Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida
como o processo mental de geração de novas
ideias por indivíduos ou grupos. Uma nova ideia pode ser um
novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um
problema. Esta definição tem uma implicação importante, pois, como processo, a
criatividade pode ser estudada, compreendida e aperfeiçoada. Ela tira da criatividade aquela áurea de um
evento mágico, místico e transcendental; um beijo de Deus na sua testa.
Inovação e criatividade
é a mesma coisa? A resposta é não.
Criatividade é pensar
coisas novas,
inovação é fazer coisas novas e valiosas.
Inovação é a implementação de um novo ou
significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de
relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Os conceitos de produto,
processo e prática são totalmente genéricos, se aplicando a todos os campos da
atividade humana, como indústria, comércio, governo, medicina, engenharia,
artes, entretenimento, etc. O termo implementação implica em ação: só há
inovação quando a nova idéia é julgada valiosa e colocada em prática. Os irmãos
Montgolfier transformaram a observação de uma camisola flutuando num balão – isto
é inovação.
Nem
sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com
muita freqüência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.
A invenção do radar é uma combinação de elementos conhecidos: ondas de rádio,
amplificadores e osciloscópios. Algumas importantes inovações consistem de
novos usos para objetos e tecnologias existentes. Um bom exemplo é o uso da
Internet pelos bancos, permitindo aos clientes o acesso direto aos serviços
bancários. Outro exemplo: o uso do telefone celular para monitoramento de
portadores de doenças cardíacas.
- Criatividade (PENSAR COISAS NOVAS)
INOVAÇÃO (
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão
3-IMPORTANCIA DO
EMPREENDEDOR
O empreendedorismo é
essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o
crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também
um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
AVALIAÇÕES
(03 – 10 ,0PTS CADA)
FORMAÇÃO DE
GRUPOS DE TRABALHO ( 4 GRUPOS)
1-
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO
TEMATICO EM SAUDE – 2 – Mostra fotográfica – 3 – Apresentação em classe. (10
PONTOS CADA.)
(TEMAS >
1.1 – ACESSIBILIDADES > ASPECTOS NEGATIVOS E POSITIVOS)- PERIGO DOS ACLIVES, DECLIVES.
(OLHAR SOBRE AS CALÇADAS DE MACAPÁ, ESGOTO NAS VIAS PUBLICAS....)
1.2 > CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
DE RUA (BACTERIAS...)- FEBRE
TIFOIDE.
1.3 > USO INDEVIDO DOS JALECOS POR
PROFISSIONAIS DE SAUDE.
1.4 > COLETA SELETIVA DO LIXO > CONTAMINAÇÃO POR
BACTERIAS, E OUTROS.....